A advocacia colaborativa é um método de resolução consensual de conflitos compartilhada por uma equipe multidisciplinar, em que o advogado colaborativo reconhece as prioridades e necessidades de todos os envolvidos na controvérsia e apresenta uma solução personalizada, adequada e sustentável.
O advogado tem um papel fundamental na prática colaborativa e, com o auxílio de profissionais de outras áreas selecionados pelo IMECC (psicologia, medicina, assistência social, pedagogia, gestores de conflitos etc.), contribui para o fortalecimento de uma cultura de não-litigância e para a construção de soluções criativas e céleres, com redução de custos financeiros e emocionais.
As práticas advindas da advocacia colaborativa no ambiente do IMECC é uma abordagem inovadora que promove a resolução pacífica de disputas, ao mesmo tempo em que economiza tempo, dinheiro e minimiza o estresse emocional. Ela representa um passo em direção a uma justiça mais centrada nas necessidades das partes envolvidas, em contraponto a uma abordagem puramente adversarial.
Um procedimento em que todas as partes envolvidas no conflito trabalham juntas para encontrar soluções mutuamente benéficas. Isso inclui os advogados de ambas as partes, bem como os próprios clientes. Um verdadeiro processo orientado para a cooperação e o entendimento mútuo.
Com objetivo de estabelecer a reaproximação entre contratante e contratado, comerciante e consumidor, credores e devedores, o IMECC dispõe de uma equipe de profissionais para atuar em questões dessa natureza e, dirimindo os conflitos, auxiliar na recuperação da capacidade creditícia, no equilíbrio contratual e nas relações comerciais.
Os serviços ofertados incluem negociações diretas com devedores e seus procuradores, assim como consumidores, visando promover maior celeridade na resolução de litígios e de outras questões que estejam dificultando o cumprimento da relação contratual.
São áreas de atuação os conflitos que envolvam condomínios, construtoras, instituições financeiras, consórcios, concessionárias de TV por assinatura, telefonia, água e energia, empresas de planos de saúde, lojas e comércio em geral.
No IMECC, você garante todos os direitos presentes no Código de Defesa do Consumidor sem ter que enfrentar os percalços e custos de um processo judicial.
A implementação de política interna e procedimentos que visam à conformação com as leis, os regulamentos e os padrões éticos fortalecem a sustentabilidade organizacional e podem prevenir o surgimento de conflitos.
Ao estabelecer e manter um programa de conformidade sólido, as organizações podem reduzir consideravelmente a probabilidade, o impacto e a repetição dos conflitos, promovendo um ambiente mais harmonioso e produtivo.
O compliance é um grande aliado na gestão de conflitos, na medida em que previne situações de violações normativas. Além da prevenção, tem como pilares a identificação e correção de não conformidade. Os mecanismos de resolução consensual de conflitos, especialmente a mediação, podem ser usados para facilitar o entendimento entre as partes envolvidas, identificar soluções e evitar o agravamento da situação. Além disso, desempenha um importante papel na construção de uma cultura de ética e transparência dentro da organização.
Resolver conflitos organizacionais de maneira célere e adequada, com construção de um ambiente ético, justo e transparente, demonstra um compromisso com a integralidade empresarial.
A atuação do IMECC na gestão de conflitos envolvendo a área da saúde tem a finalidade de promover a harmonia e a qualidade de atendimento por meio de soluções pacíficas e eficazes a partir de sessões privadas, consultorias e treinamentos de líderes, ouvidores, diretores e pessoal de linha de frente.
Compreendendo a complexidade das situações que envolvem a saúde e as particularidades dos conflitos nessa área, que abrange pacientes, familiares, profissionais de saúde, hospitais e seguradoras, o IMECC conta produtos elaborados para atender às necessidades e às peculiaridades desse setor, incluindo treinamentos personalizados e realização de sessões de mediação com uma equipe de mediadores altamente treinados e com vasta experiência para abordar diversas questões, (especialmente as relativas à negligência médica, aos conflitos éticos, a problemas de comunicação entre médicos e pacientes, à dificuldade de acesso a tratamento, etc), garantindo total sigilo e imparcialidade nas mediações.
Ao optar pelos nossos serviços de gestão de conflitos na área da saúde, os clientes podem esperar:
Resolução Pacífica: promoção de comunicação aberta e eficaz entre todas as partes envolvidas, buscando soluções que atendam às suas necessidades e contribua a qualidade do atendimento.
Economia de Tempo e Recursos: resolução de conflitos de maneira mais rápida, econômica e célere, evitando processos judiciais prolongados e custosos.
Conservação da Reputação: preservação a reputação das instituições de saúde e profissionais, mantendo as disputas em sigilo e evitando litígios públicos.
Maior Satisfação do Paciente: ao resolver disputas de maneira eficaz e sustentável, contribuímos para a satisfação dos pacientes e a qualidade geral do atendimento.
Treinamento e Prevenção: programas de treinamento e prevenção de conflitos para evitar disputas futuras e promover a resolução precoce de problemas.
O serviço de Mediação de Conflitos Condominiais do IMECC é uma solução especializada para resolver disputas de forma pacífica e eficaz, Seja você administrador ou síndico profissional.
Nossa equipe de mediadores experientes está pronta para auxiliar seu condomínio a encontrar soluções harmoniosas para problemas como ruídos, divergências sobre regras, compartilhamento de áreas comuns e muito mais, a partir de sessões de mediações condominiais ou treinamentos básicos e avançados para que você desenvolva a maiores habilidades para a melhor condução de casos simples ou complexos do cotidiano.
Oferecemos um processo confidencial, imparcial e eficiente, permitindo que os moradores resolvam suas diferenças de maneira construtiva, evitando litígios custosos e mantendo um ambiente residencial agradável para todos. Bem como, ofertamos treinamento abrangente e personalizado para síndicos, visando capacitar você a administrar seu condomínio com excelência.
Nossa abordagem de treinamento inclui:
Curso de Gestão Condominial: Aprenda as melhores práticas de administração, desde a legislação até a manutenção de áreas comuns.
Mediação de Conflitos Extrajudicial: Domine as habilidades de resolução de conflitos para manter a harmonia entre moradores.
Comunicação Eficaz: Aprimore suas habilidades de comunicação para lidar com moradores e prestadores de serviços.
Mediação e Conciliação Judicial e Extrajudicial: no ambiente do judiciário ou fora dele.
Nosso serviço de treinamento para síndicos é ministrado por gestores de conflitos e instrutores experientes e adaptado às suas necessidades específicas. Após a conclusão, você estará pronto para liderar seu condomínio com confiança, eficiência e transparência. Invista em sua formação e ajude a criar um ambiente condominial mais harmonioso e bem gerido.
Diante de um mercado tão competitivo como o educacional é de suma importância que as instituições de ensino busquem fomentar mecanismos efetivos e inovadores que propiciem uma melhor comunicação e resolução de conflitos no âmbito escolar, visando à disseminação de uma cultura de paz e ao estabelecimento de relações harmônicas entre a instituição de ensino, pais, alunos, professores e demais funcionários.
Com esse objetivo, o IMECC apresenta soluções adequadas a cada situação, que podem incluir treinamentos e palestra, ou sessões de mediação com profissionais capacitados e preparados para os mais diversos tipos de conflitos.
Além dessa atuação, o IMECC desenvolveu um procedimento inovador para recuperação de créditos que visa estabelecer, por meio da abertura do canal do diálogo, uma relação continuada e proveitosa entre os alunos (e seus respectivos responsáveis financeiros) e as instituições de ensino.
apresenta soluções para a recuperação de créditos sem que se vejam obrigadas a perder tempo e recursos com questões não ligadas diretamente a sua finalidade principal.
Com o intuito de solucionar da melhor maneira possível conflitos que envolvem relações familiares, primando pelo diálogo, respeito mútuo e manutenção/reestabelecimento dos laços familiares (independentemente da nova situação entre os membros da família), o IMECC, além de mediadores e conciliadores extremamente qualificados, conta com profissionais de diversas áreas para atuar em processos relacionados a divórcio de casais, pensão alimentícia, guarda compartilhada, alienação parental, custódia dos filhos, relacionamento entre pais e filhos e entre parentes consanguíneos, reconhecimento e dissolução de união estável, reconhecimento e dissolução de união estável cumulada com reparação de danos, majoração e minoração de pensão alimentícia, pacto antenupcial e pós-nupcial, pacto de união estável, declaração de namoro, entre outros conflitos familiares. Além de processos relativos a inventários judiciais e extrajudiciais.
Os profissionais são preparados para auxiliar as partes envolvidas na realização de um acordo equilibrado e justo, pautado na cooperação e no diálogo, que tem por objetivo o alcance de uma resolução durável e que leve em consideração as necessidades de todos os membros da família, em especial às crianças.
A capacidade de gerir de conflitos no âmbito das organizações é um ponto fundamental para a sustentabilidade empresarial e manutenção da harmonia no ambiente de trabalho. O IMECC desempenha um papel essencial na resolução de conflitos institucionais e organizacionais, proporcionando benefícios significativos para empresas e entidades,
Além de consultoria e de treinamentos in company, o IMECC dispõe de profissionais qualificados para atuar em diversas áreas e conflitos que envolvem instituições e organizações, que podem auxiliar para os resultados abaixo especificados:
- Resoluções Imparciais e Profissionais: O IMECC oferece um ambiente neutro e imparcial para resolver disputas, evitando favoritismo e mantendo a integridade do processo. Isso é fundamental para organizações, uma vez que ajuda a preservar a confiança e a imparcialidade da instituição.
- Comunicação Aberta: Nós incentivamos a comunicação aberta entre as partes envolvidas no conflito. Por meio de sessões de mediação e negociação, as partes podem expressar suas preocupações, compreender o ponto de vista do outro e trabalhar juntas para encontrar soluções mutuamente aceitáveis.
- Economia de Tempo e Recursos: Resoluções judiciais podem ser demoradas e custosas. No IMECC, oferecemos processos mais ágeis, economizando tempo e recursos valiosos para as organizações.
- Confidencialidade: A confidencialidade é uma característica fundamental de nossos serviços, protegendo a reputação e a privacidade das partes envolvidas, além de manter as informações do conflito fora do domínio público.
- Maior satisfação das partes: Quando as partes têm controle sobre o processo de resolução de conflitos e podem contribuir para a tomada de decisões, há uma maior probabilidade de alcançar acordos satisfatórios e duradouros.
- Evita litígios públicos: Ao resolver conflitos internamente, as organizações evitam a exposição pública de disputas, o que pode prejudicar sua reputação e imagem.
- Adaptação a necessidades específicas: O IMECC pode personalizar seus processos para se adequarem às necessidades específicas de uma organização, abordando questões que são únicas para a instituição.
- Resolução Precoce: Esses serviços podem intervir logo no início de um conflito, antes que se agrave e exija soluções mais drásticas.
- Desenvolvimento de habilidades de resolução de conflitos: Ao passar pelo processo de mediação, conciliação ou negociação, as partes e as organizações envolvidas podem adquirir habilidades valiosas de resolução de conflitos, que podem ser aplicadas a futuras situações.
Atuamos ainda com a capacitação básica em Conciliação e Mediação de conflitos de forma direta ou através de convênios firmados com instituições de ensino.